Sérgio Biagi Gregório
Diz-se, com frequência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina.
Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.
Vejamos as opiniões concordantes:
A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.
O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.
Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.
Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
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Quadro oferecido pelo companheiro Laurindo Francisco Diana, adepto da Umbanda.
SINOPSE COMPARATIVA |
ESPIRITISMO |
UMBANDA |
País de origem |
França |
Brasil |
Data de surgimento |
18.04.l857 |
15.11.1908 |
Codificador |
Allan Kardec |
----------- |
Fundador |
----------- |
Zélio F.de Morais |
Adereços e caracterizações |
Não |
Sim |
Altar e/ou oratório |
Não |
Sim |
Autonomia das associações |
Sim |
Sim |
Cânticos (pontos) cantados |
Não |
Sim |
Classificação dos espíritos em categorias |
Sim |
Não |
Comidas, bebidas, fumo, etc. |
Não |
Sim |
Cultos exteriores |
Não |
Sim |
Dogmas |
Não |
Sim |
Doutrina |
Sim |
Em formação |
Ervas e banhos |
Não |
Sim |
Fé |
Racional |
Emocional Devocional |
Jogos premonitórios |
Não |
Sim |
Mediunidade |
Sim |
Sim |
Mediunismo e/ou animismo |
Sim |
Sim |
Messiânica |
Não |
Não |
Método |
Sim |
Sim |
Oferendas materiais |
Não |
Sim |
Revelada |
Sim |
Não |
Literatura básica |
As obras (5) de Allan Kardec |
--------------- |
Rituais e cerimoniais |
Não |
Sim |
Roupas especiais e/ou paramentos |
Não |
Sim |
Sacerdotes |
Não |
Sim |
Sacramentos |
Não |
Sim |
Símbolos (pontos) riscados |
Não |
Sim |
Sincretismo |
Não |
Sim |
Sistema organizacional |
Federativo |
Federativo |
Tipificações espirituais |
Não |
Sim |
Tradição oral |
Não |
Sim |
Velas, flores, defumações, etc. |
Não |
Sim |
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS |
|
|
Crença em Deus único |
Sim |
Sim |
Comunicabilidade recíproca com os espíritos |
Sim |
Sim |
Crença nos elementais |
Não |
Sim |
Evolução progressiva dos espíritos |
Sim |
Sim |
Existência dos espíritos que sobrevivem à morte do corpo |
Sim |
Sim |
Influência dos espíritos sobre as pessoas |
Sim |
Sim |
Lei de causa efeito |
Sim |
Sim |
Pluralidade dos mundos habitados |
Sim |
Sim |
Prática da caridade |
Sim |
Sim |
Reencarnações sucessivas |
Sim |
Sim |
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Contribuição do Núcleo de Estudos Umbandistas
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CONTRIBUIÇÃO DE RAFAEL PIRES
Queridos Irmãos do Centro Espírita Ismael,
Após ler no site no Temas Diversos, Umbanda versus Espiritismo, venho
contribuir como Umbandista e irmão de fé, em alguns detalhes que denigrem a
Religião de Umbanda.
1) A religião de Umbanda NÃO TEM DOGMAS (Dogma é uma crença ou
doutrina estabelecida de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de
organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível de uma crença),
tudo é livre para ser falado e discutido;
2) A Umbanda POSSUI Doutrina e Teologia;
3) A Nossa Fé NÃO É Emotiva Devocional, E SIM RACIONAL;
4) A Umbanda NÃO FAZ jogos premonitórios, isso é da religião do
Candomblé;
5) A Umbanda FOI Anunciada e Revelada (Codificador) pelo Caboclo das
Sete Encruzilhadas, e Fundada em 15 de novembro de 1908 pelo médium Zélio
Fernandino de Moraes.
Agradeço pelo espaço, e espero muito que fosse atualizado.
Que Deus e Cristo abençoe a todos e o Centro Espírita Ismael.
Atenciosamente,
RAFAEL
Recebido em 29/12/2014.