1. ALGUMAS DEFINIÇÕES DO PERISPÍRITO
1) Perispírito — Invólucro semi-material do Espírito. Nos
encarnados, serve de laço intermediário entre o Espírito e a matéria; nos
Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito. (Kardec, s. d.
p., p. 374)
2) O Espírito é envolvido por
uma substância que é vaporosa para os encarnados, mas ainda bastante grosseira
para os desencarnados; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa
elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser. Como a semente de um
fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido
de um envoltório que, por comparação, se pode chamar Perispírito. (Kardec, 1995, pergunta 93).
3) O Perispírito é o Princípio intermediário entre a matéria e o Espírito,
cuja finalidade é tríplice: — manter indestrutível e intacta a
individualidade; — servir de substrato ao corpo físico, durante encarnação
; — constituir o laço de união entre o Espírito e o corpo físico, para a
transmissão recíproca das sensações de um e das ordens do outro. (Freire,
1992, p. 29 e 30)
4) O Espírito Emmanuel, designa
o Perispírito como “campo
eletro-magnético, em circuito fechado, composto de gases rarefeitos” (gases
que se desfazem ou diminuem de intensidade).
2. DENOMINAÇÕES DO PERISPÍRITO
Há inúmeras, em várias épocas,
conforme a Filosofia: nas eras primitivas, Corpo-Sombra;
para os indianos, Liga Sharira; no
antigo Egito, Ká; para a Teosofia, Corpo
Astral; segundo Paulo de Tarso, Corpo
Celeste; para a Filosofia do Século XIX, Mediador
Plástico; e, finalmente para o Espiritismo, é o Perispírito.
3. ORIGEM DO PERISPÍRITO
A origem do perispírito está
no fluido universal. O ponto de partida do fluido universal é a pureza
absoluta, da qual nada nos pode dar idéia; o ponto oposto é a sua transformação
em matéria tangível, adquirindo diversos graus de condensação. O perispírito
é uma dessas transformações, mas sob a forma de matéria quintessenciada, ou
seja, não perceptível aos olhos carnais. Assim, o perispírito, ou corpo fluídico
dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma
condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma.
O corpo carnal também tem seu princípio de origem nesse mesmo fluido
condensado e transformado em matéria tangível. No perispírito, a transformação
molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua
imponderabilidade e suas qualidades etéreas. A natureza do envoltório fluídico
está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.
(Kardec, 1975, cap. XIV, item 7)
4. NATUREZA E CONSTITUIÇÃO DO PERISPÍRITO
A natureza do perispírito está
sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. Os Espíritos
inferiores não podem mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem
passar, à vontade de um mundo para o outro. Os Espíritos superiores, ao contrário,
podem vir aos mundos inferiores, e, até, encarnar neles. Quando o Espírito
encarna em um globo, ele extrai do fluido cósmico desse globo os elementos
necessários para a formação do seu perispírito. Assim, conforme seja mais ou
menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras
ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna. Resulta
disso que a constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os
Espíritos encarnados e desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a
circunda. O mesmo já não se dá com o corpo carnal, que se forma dos mesmos
elementos, qualquer que seja a superioridade ou inferioridade do Espírito.
(Kardec, 1975, cap. XIV, item 9)
5. PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Flexibilidade e expansibilidade
são as duas principais propriedades do perispírito. O perispírito não está
preso ao corpo, sem poder desprender-se. Em Obras
Póstumas, no capítulo sobre manifestações dos Espíritos, 1.ª parte,
item 11, lemos: "O Perispírito não está encerrado nos limites do corpo
como numa caixa. É expansível por sua natureza fluídica; irradia-se e forma,
em torno do corpo, uma espécie de atmosfera que o pensamento e a força de
vontade podem ampliar mais ou menos". Baseando-se neste texto, o Dr. Ari
Lex acha que não há necessidade de usarmos a palavra "aura". O termo
atmosfera fluídica seria uma noção
mais simples e cristalina.
6. FUNÇÕES DO PERISPÍRITO
6.1. ORGANIZADOR BIOLÓGICO
O perispírito é o molde fluídico,
a "idéia diretriz" , o "esqueleto astral" ou o "modelo
organizador biológico" do corpo carnal.
Sabemos que o Espírito
acompanhado de seu perispírito começa a se ligar ao corpo físico do
reencarnante desde o começo da vida embrionária. Como esboço fluídico que é,
o Perispírito vai orientando a divisão celular, ou seja, a sua união com o
princípio vito-material do germe. Como campo eletromagnético que é, pode, por
isso, ser comparado ao campo do ímã, quando orienta a disposição da limalha
de ferro. (Lex, 1993, p. 49 a 54)
6.2. INTERMEDIÁRIO ENTRE O CORPO E O ESPÍRITO
O Perispírito é órgão
transmissor, funcionando como um transformador elétrico, no qual a corrente
entra com certa voltagem e sai com voltagem diferente. O corpo recebe a impressão,
o Perispírito a transmite e o Espírito, sensível e inteligente, a recebe,
analisa e incorpora. Mas podemos ter um trajeto inverso. Quando há iniciativa
que vem do Espírito, como ordem para o corpo executar, o Perispírito a
transmite para o sistema nervoso, que a define como um impulso motor. Essa ordem
vai, através dos nervos motores, aos músculos, que se contraem, obedecendo à
ordem recebida. Surgem, assim, os movimentos: locomoção, fala, gestos da mímica,
canto, salto etc. Alguns movimentos são automáticos, como os da respiração,
do bombeamento do sangue pelo coração e, mais profundamente inconscientes, as
contrações peristálticas do intestino. Também, nesse caso, a atuação do
Perispírito é inegável. (Lex, 1993, p. 57 a 61)
6.3. ATUAÇÃO NAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS
As bilocações dos Espíritos são
os fatos marcantes que atestam o desprendimento do Perispírito. Kardec, em
Obras Póstumas, diz: "Fica, pois, demonstrado que uma pessoa viva pode
aparecer simultaneamente em dois pontos diferentes; num, com o corpo real; em
outro, com o Perispírito condensado, momentaneamente, sob a aparência de suas
formas materiais". (Lex, 1993, p. 62 a 74)
Em todo o ato mediúnico, o Espírito
aproxima-se do médium e o envolve nas suas vibrações espirituais. Essas vibrações
irradiam-se do seu corpo espiritual, atingindo o corpo espiritual do médium. A
esse toque vibratório semelhante a um brando choque elétrico reage o
perispírito do médium.
7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
FREIRE,
A. J. Ciência e Espiritismo: da
Sabedoria Antiga à Época Contemporânea. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB,
1992.
KARDEC,
A. A Gênese - Os Milagres e as Predições
Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.
KARDEC,
A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São
Paulo, FEESP, 1995.
KARDEC,
A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns
e dos Doutrinadores. São Paulo, Lake, s.d.p.
KARDEC,
A. Obras Póstumas. 15. ed., Rio de
Janeiro, FEB, 1975.
LEX,
A. Do Sistema Nervos à Mediunidade. São
Paulo, FEESP, 1993.