Convite à Filosofia Espírita

Joel Fernandes de Souza

TESE: A FILOSOFIA COMO SENDO O PANO DE FUNDO DA DOUTRINA ESPÍRITA, ONDE TODAS AS QUESTÕES DESTAS SÃO FORMULADAS E RESPONDIDAS SOB UM FUNDAMENTO FILOSÓFICO, SEJA DITO, SOB UM PERPECTIVISMO LÓGICO, RACIONAL, EPISTEMOLÓGICO, CIENTÍFICO E ÉTICO, FINALIZANDO COM UM CONTEÚDO TEOLÓGICO-RELIGIOSO, POSSIBILITANDO-A REALIZAR, ASSIM, A TÃO BUSCADA INTERAÇÃO FÉ E RAZÃO ATRAVÉS DA RELAÇÃO CORPO-ALMA, ESTA, A ÚNICA CAPAZ DE TORNÁ-LA UMA UNIDADE CIENTÍFICA-FILOSÓFICA-RELIGIOSA.

ROTEIRO

  1. O QUE SIGNIFICA O TERMO FILOSOFIA?
  2. PROFISSÃO: FILÓSOFO
  3. A FILOSOFIA INCOMODA?
  4. A FILOSOFIA É LIVRE?
  5. A PERGUNTA PELO SIGNIFICADO
  6. O MÉTODO
  7. A VOCAÇÃO DE SER FILÓSOFO
  8. A FILOSOFIA ESPÍRITA
  9. CONVITE À FILOSOFIA ESPÍRITA

  1. O QUE SIGNIFICA O TERMO FILOSOFIA?

Segundo o primeiro escolarca da Academia, PLATÃO (427/377 aC), antes de começarmos a falar de alguma coisa necessitamos estar de acordo sobre o que a coisa é. Assim sendo, tratemos, logo de buscarmos a definição do que significa o termo Filosofia a fim de que o seu conceito seja o mesmo para todo e qualquer entendimento. ENTÃO, O QUE SIGNIFICA O TERMO FILOSOFIA?

Lembrando-nos de que algumas palavras são formadas a partir de outras, podemos dizer que, historicamente, o substantivo abstrato "Filosofia" veio depois do substantivo masculino "filósofo" e do verbo "filosofar", os quais lhe deram origem. Sendo assim, para sabermos o que seja Filosofia, teremos antes que examinar o significado da palavra "filósofo" para, a partir dela, chegarmos ao entendimento daquela. ISTO POSTO, O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "FILÓSOFO"?

R= A palavra "filósofo" é uma palavra formada por dois termos gregos que são: "filo" + "sófo". "Filósofo", portanto, vem do radical "fílos, -ou, ó", que significa "o amigo", acrescido do adjetivo "sofós, é, ón", que significa "sábio". Mas como o radical "filo-" tem o mesmo radical do verbo "filo, filei-", que significa "amar"; "eu amo", e o Adj. "sofós" tem o mesmo radical que "sofía, as, é", que sig "sabedoria", então podemos traduzir a palavra "filósofo" por: "o amigo da sabedoria", ou "o que ama a sabedoria", ou "o amante da sabedoria". O filósofo, portanto, não é um sábio, mas é o que ama o saber porque ama a sabedoria.

Em decorrência disto a palavra "Filosofia" significa "amor à sabedoria", uma vez que é formada por "filo" + "sofia", e pouco tempo depois este conceito de "amor pela sabedoria" se confundiria com o próprio termo sabedoria.

Conclusão: o termo "Filosofia" significa amor à sabedoria ou, simplesmente, sabedoria.

MAS O QUE É A FILOSOFIA?

R= A Filosofia não é nada de mais, todavia também não é nada de menos daquilo que os homens fazem: ela é, simplesmente e de imediato, em seus fundamentos, "algo, uma coisa, uma atividade que o homem faz", segundo a boa definição dada pelo filósofo espanhol MANUEL GARCIA MORENTE (1888/1942) – com o que concordaria o filósofo fenomenologista MARTIN HEIDEGGER (1889/1976) –, todavia a Filosofia não é um fazer humano qualquer, pois ela se caracteriza por um fazer teórico, especulativo, disciplinado, preciso e rigoroso. O que caracteriza a Filosofia, portanto, é uma rigorosa investigação teórica-especulativa.

Sei que, em verdade, não é fácil, para quem ouve pela primeira vez a definição do termo "Filosofia", fazer uma idéia do que vem a ser "este fazer especulativo-filosófico", e, assim sendo, não se torna fácil definir o que seja Filosofia, como também não é fácil definir o que seja qualquer ciência ou disciplina antes de vivenciá-la, pois só com a sua vivência, só com a sua prática, é que poderemos ir nos aproximando do que ela é. Exatamente como no velho e acertado ditado: "Aprende-se a fazer, fazendo".

Pois assim também ocorre com a Filosofia: somente saberemos o que ela é quando a fizermos. Todavia isto não impede que possamos ter uma noção em nosso entendimento daquilo que ela é.

ENTÃO, O QUE É A FILOSOFIA?

R= Para os homens que têm uma visão fortemente direcionada para as ações práticas da existência a Filosofia não é nada porque não lhes serve para nada, na medida em que ela não lhes é de utilidade por não lhes trazer nenhuma vantagem prática. Assim sendo, se a Filosofia dependesse deles para sobreviver, então desde há muito tempo não a teríamos entre nós. Logo, se ela chegou até aos nossos dias, então não foi graças a eles, mas porque sobreviveu a eles.

Para se opor a tais homens, o filósofo grego ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (384/322 aC), após afirmar na abertura do seu livro "Metafísica" a célebre frase de que "Todos os homens, por natureza, têm o desejo de conhecer", tornará a afirmar "Que a Filosofia não é uma ciência prática, mas teorética, o que se mostra pela história dos mais antigos filósofos". O QUE MAIS ESTÁ IMPLÍCITO AQUI NESTA CITAÇÃO DE ARISTÓTELES, UMA DAS TRÊS MAIORES CABEÇAS PENSANTES QUE O MUNDO JÁ CONHECEU?

R= Que a Filosofia só se preocupa com a teoria, só com o pensamento especulativo, só com o pensamento investigativo (e aqui a Filosofia já vai apontando para a diferença existente entre ela e a ciência prática-pragmática-utilitarista-tecnológica). E POR QUE ARISTÓTELES DISSE ISTO?

R= Porque foi pelo espanto ("tò thaumázeis") que os homens chegaram a filosofar. E PORQUE O ESPANTO CONDUZ OS HOMENS AO FILOSOFAR?

R= Esta resposta é um pouco longa e começa com a constatação de que "Aperceber-se de uma dificuldade/ e espantar-se com ela é reconhecer a sua própria ignorância"; logo, o que nos espanta é a nossa própria ignorância, é o espanto de não termos em nosso pensamento/entendimento nada capaz de nos libertar daquela dificuldade.

Pois bem, foi exatamente para escapar da própria ignorância que os primeiros filósofos se entregaram à Filosofia, ao pensamento especulativo, buscando no próprio pensamento uma ciência teorética para conhecer e não para usá-la. Eis o motivo pelo qual a Filosofia não tem hoje, como não tinha ontem, nenhum interesse prático, advindo daí o seu mau entendimento por parte daqueles que afirmam que "a Filosofia não serve para nada".

Esta explicação nos leva à seguinte conclusão: que o compromisso da Filosofia (a sua finalidade) não é com o mundo – mundo, aqui, no sentido de uma prática material utilitária –, mas em buscar entender, interpretar, conhecer o mundo, advindo daí o seu prazer de conhecer. POR QUE?

R= Por causa mesmo daquela velha proposição aristotélica que foi observada na prática: a de que "Todos os homens, por natureza, têm o desejo de conhecer"; logo, só o conhecimento é o que sacia aquele desejo humano; e o desejo, ao ser saciado, nos conduz ao prazer – no caso, a um tipo específico de prazer, o prazer intelectual.

E assim tocamos num outro conceito muito usado em Filosofia: o conceito de "conhecimento". O QUE É O "CONHECIMENTO"?

R= Que novamente voltemos ao estudo etimológico da palavra: a palavra "conhecimento" vem do verbo latino "cognosco, -ere", que significa "conhecer" (pela experiência), logo, "aprender" e "saber". E o verbo "saber", por sua vez, também é outra palavra que veio do Latim, do verbo latino "scio, -ire" e que deu "scientia, -ae", que significa "conhecimento", "ciência", "arte’, "habilidade", "habilidade" esta que na linguagem filosófica ganhou o significado de "especulação".

Conclusão: a Filosofia é uma ciência não prática, mas teórica-especulativa (no sentido de meditar, raciocinar, refletir).

2- PROFISSÃO: FILÓSOFO

O filósofo, portanto, é o homem que tem aquela atitude de espanto diante do objeto/coisa desconhecida e imediatamente se pergunta: "O QUE É ISTO?" E a pergunta "O QUE É ISTO?" irá se tornar a pergunta filosófica por excelência, todavia a sua resposta se dará por meio duma segunda pergunta, a pergunta pelo "POR QUÊ?". Em outras palavras, "QUAL É A CAUSA DISTO?"; no limite: "QUAL É, ENFIM, A CAUSA PRIMEIRA DISTO?", pois só conhecendo a coisa pela sua origem é que poderei dizer o que ela é – eis a causa da segunda pergunta.

Quando o homem comum se faz estas perguntas, problematizando o mundo e problematizando-se, ele deixa de ser um homem ingênuo e se torna filósofo, e é ARISTÓTELES mesmo nos auxilia, explicando-nos que "Conhecer é conhecer pelo princípio, pela origem"; logo, o filósofo vai em busca da causa primeira de todas as coisas, seja dito, do princípio (do grego "arché") de todas as coisas. Ao fim e ao cabo, o que o filósofo quer saber mesmo é: "QUAL É A ORIGEM DE TODAS AS COISAS/DO MUNDO?", "QUAL É O SEU COMEÇO/PRINCÍPIO?". E vai buscá-lo e, nessa busca, ele faz a Filosofia.

Enfim, para sabermos o que é esta ciência do puro pensamento especulativo, criada por TALES DE MILETO (640/545), considerado o "Pai da Filosofia", teremos que vivê-la, teremos que nos alimentar dos seus postulados, dos seus movimentos intelectuais, teremos que entender o que disseram e dizem os pensadores, os filósofos, nos seus textos.

  1. A FILOFOSIA INCOMODA?
  2. Incomoda, e muito, aos filósofos, porque eles desejam saber o princípio de todas as coisas – e por aqui já vamos apontando para o fato da DOUTRINA ESPÍRITA ser uma Filosofia: E POR QUE A DOUTRINA ESPÍRITA É UMA FILOSOFIA?

    R= Ora, basta que nos lembremos da primeira pergunta do Livro dos Espíritos. E QUAL É A P.1/LE? NÃO É "O QUE É DEUS?"; E QUAL FOI A RESPOSTA Q OS ESPÍRITOS SUPERIORES DA CODIFICAÇÃO NOS DERAM, DANDO-A A ALLAN KARDEC, O REPRESENTANTE DA HUMANIDADE REENCARNADA?

    R= A de que "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Curiosamente ALLAN KARDEC fez-lhes uma pergunta e os Espíritos lhe deram duas respostas, seja dito:

    1ª) O que é Deus: inteligência suprema; e, por acréscimo,

    2ª) Que Deus é a causa primária da existência do Mundo (com tudo o q o mundo contém, pois também nós somos partes constitutivas dele, somos os seus construtos). Todavia, seja dito à luz da boa razão que esta segunda parte da resposta não lhes foi perguntada. Ora, se esta segunda parte não lhes foi perguntada, ENTÃO POR QUE ELES A INCLUÍRAM NA RESPOSTA? SERÁ QUE A MORTE CAUSA UM GRANDE MAL AO ENTENDIMENTO?

    R= Não; é que esta segunda parte da resposta é a parte filosófica da pergunta na medida em que ela nos dá a causa primeira do mundo, ou seja, os Espíritos fizeram questão de salientar o aspecto filosófico da DOUTRINA ESPÍRITA logo na primeira oportunidade surgida, o que ocorreu na P.1/LE.

    E A FILOSOFIA SE PREOCUPA EM SABER O QUE É O ESPÍRITO? O QUE É O ESPÍRITO PARA A FILOSOFIA?

    R= Para o filósofo pré-iluminista racionalista-idealista RENÉ DESCARTES (1596/1650), o espírito "é uma coisa pensante, é um entendimento", descobriu ele nas suas célebres "Meditações Metafísicas", e nisto o Espiritismo coincide com ele nas respostas às P.23 e 23-a/LE, quando nos diz que os espíritos "são uma coisa" de natureza inteligente, i e, são uma coisa inteligente, logo, um algo que pensa, pensando, inclusive, a si mesmo, conforme as P.24, 76, 88, 134, 139, 143, etc.,/LE. MAS, AFINAL DE CONTAS, A FILOSOFIA INCOMODA OU NÃO INCOMODA?

    R= Já dissemos que ela só incomoda aos que querem conhecer a origem de todas coisas, porque o simples pensar criticamente já é filosofar. Ora, se a Filosofia pensa criticamente, então O QUE SIGNIFICA "CRITICAR"?

    R= "Criticar" vem do grego "krísis, -eos, é", que significa o "exame"; o "crivo"; o "julgamento"; logo, a crítica provoca uma tensão – como num julgamento, onde não sabemos para que lado penderá o nosso juízo –, um conflito e, às vezes, uma ruptura com os parâmetros já estabelecidos pelos sistemas anteriores.

    Conclusão: a Filosofia, ao perguntar "O QUE É ISTO?" e "QUAL É A CAUSA DISTO?", colocará o mundo em crise, pois examinará tudo e em tudo enxergará um conflito para, depois de tudo estar bem problematizado, apresentar as suas soluções, pois a Filosofia, enquanto Filosofia, é uma ciência que tem a capacidade reflexiva-especulativa, i e, tem a capacidade de encontrar em si mesma, através da razão, as respostas para as suas indagações de natureza física, ética, lógica e metafísica.

    Se a Filosofia incomoda desfavoravelmente, então ela é anti-ética e, como tal, deve ser afastada; mas se ela incomoda favoravelmente, porque busca o conhecimento que com ela se confunde, então a Filosofia é ética e não é a ela q devemos execrar, mas sim ao homem, porque a Filosofia não pode ser acusada de pensar, uma vez que o ser pensante é o homem, logo, acusemo-nos a nós próprios e absolvamos a Filosofia.

    A Filosofia não faz senão pensar o pensamento que, pensado, se torna reflexão, e esse processo reflexionante se estende ao infinito se considerarmos que não se pode parar de pensar o pensamento porque ele é contínuo. Logo, não se pode parar de filosofar porque teríamos, antes, que abrir mão desta nossa faculdade natural, o pensamento contínuo, o que não é possível porque ele, sendo natural, surge como um "dado", portanto, como um algo tornado inalienável do homem, impossibilitando-o do ato de não pensar.

    Assim sendo, a Filosofia sobreviverá enquanto sobreviver o último homem porque a Filosofia se tornou, pelo fato do pensamento ser natural no homem, uma atitude natural. E DE ONDE SURGIU A FILOSOFIA?

    R= Ela surgiu a partir do homem natural, do homem comum que, de repente, abandonando essa condição de ingenuidade, se perguntou: "O QUE É ISTO?"; "QUAL É A ORIGEM PRIMEIRA DISTO?".

  3. A FILOSOFIA É LIVRE?
  4. Sim, a Filosofia é naturalmente livre porque o pensar é o livre pensar, uma vez que ninguém ou coisa alguma pode nos impedir de pensar. E A FILOSOFIA SE PREOCUPA COM O PENSAMENTO OU COM O CONTEÚDO DO PENSAMENTO?

    R= Com ambas as coisas. Quando ela se preocupa com o problema do pensamento ela é uma Epistemologia, i e, ela se torna uma teoria do conhecimento quando se pergunta: "COMO É POSSÍVEL O CONHECIMENTO?", "COMO É POSSÍVEL CONHECER ALGO?"; e ela é uma filosofia quando se preocupa com o conteúdo do pensamento, o pensado. E destas duas coisas distintas advêm um banquete de excelentes autores clássicos que nos alimentarão, ensinando-nos como são possíveis os conteúdos do pensamento, bem como os tratamentos que lhes serão dados: PLATÃO, ARISTÓTELES, DESCARTES, LEIBNIZ, LOCKE, HUME, BERKELEY, KANT, etc., todos eles analisarão com minúcias a interação sensação x sentidos x corpo x impressão x percepção x entendimento/alma para, depois, examinar como é possível categorizar os conceitos puros do entendimento – os pensamentos –, ou seja, como é possível dar conta da realidade cognoscível, o mundo, com tudo o que nele existe.

    Assim sendo, por querer buscar a origem de todas as coisas, a Filosofia pretende ser universal, totalizadora, dando conta de tudo o que existe. E QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DO PENSAMENTO?

    R= Tudo, pois tudo é pensamento, todavia o pensamento, não nos esqueçamos, não existe isoladamente, pois é sempre alguém que o pensa, pois nunca se viu um pensamento andando por aí sozinho, atravessando a rua. O QUE SIGNIFICA ISTO?

    R= Que não há pensamento sem espírito, pois o que o homem é, realmente, é espírito, como bem disse PLATÃO no seu belo livro, FÉDON: "O homem é a sua alma", logo, é a alma/espírito o ser pensante por natureza, pois se fosse o corpo o agente do pensamento os cadáveres pensariam, o que não acontece, como constatamos empiricamente. E como é pelo pensamento que o espírito exprime a sua inteligência, então podemos concluir que "o espírito existe enquanto pensa" (DESCARTES), i e, o espírito existe pensando, logo, o espírito é o ser inteligente da criação, uma vez que não existe nada que se lhe equipare. Em face disto tudo o espírito é "O princípio inteligente do Universo", exatamente como nos ensinaram os Espíritos Superiores da Codificação nas P.23, 24 e 607-a/LE.

    E agora vocês me perguntarão: E POR QUE OS ESPÍRITOS NÃO NOS EXPLICARAM TUDO ISTO DE UMA FORMA MAIS ARTICULADA, MELHOR DESENVOLVIDA?

    R= Por dois motivos:

    1º) Porque esta é a maneira deles falarem, e uma das características dos Espíritos Superiores é a de serem econômicos no falar, a de falarem pouco e dizerem muito; e

    2º) Porque este tipo de explicação já está no mundo. E AONDE ESTÃO TODAS ESSAS EXPLICAÇÕES DE MODO EXPLÍCITO?

    R= Na Filosofia. E como a Filosofia já está no mundo desde que o homem se perguntou "O QUE É ISTO?" e "QUAL É O PORQUÊ DISTO?", então a Filosofia está no mundo desde que o homem passou a existir como Homo-sapiens-sapiens, ou seja, não como o homem-que-sabe, mas como o homem-que-sabe-que-sabe, o homem-que-se sabe sapiente, o que é substancialmente diferente do homem-que-sabe, pois o homem-que-se sabe sapiente é o homem que já reflexionou sobre si mesmo. E POR QUE A FILOSOFIA INCOMODA?

    R= A Filosofia incomoda por causa do seu modo de pensar, i e, por causas dos critérios que a fundamentam e que estabelecem as suas condições de possibilidade, porque ao buscar o significado das coisas o filósofo busca a verdade, a sabedoria, aquilo que é absolutamente verdadeiro em-si e por-si, aquilo a partir do qual todas as coisas verdadeiras se dizem verdadeiras, conforme nos ensinaram SÓCRATES, PLATÃO, Santo AGOSTINHO, PLOTINO, DESCARTES, etc... (P. Ex: A honestidade é honesta pelo honesto ou o honesto é honesto pela honestidade?).

    Assim sendo, o "télos" (= fim), a finalidade da Filosofia é a verdade, é a sabedoria, é o bem, porquanto a verdade nos faz bem porque não nos permite errar, uma vez que o erro é um mal. E através da verdade pura e absoluta podemos extrair uma ética, uma norma de conduta para a nossa vida prática, ou seja, da teoria (palavra que vem do verbo grego "theoro; teorei-", que significa "eu observo"; "eu examino"; "eu contemplo") que eu contemplo com os olhos da razão, extraio uma norma prática de vida, extraio uma moral. NÃO É BONITO ISTO? A Filosofia acaba de nos dar uma origem para a Moral, tal qual a moral cristã que se origina na verdade que é Deus, Deus do qual temos apenas o entendimento do seu conceito, i e, sabemos "o que" Deus é porque conhecemos alguns dos Seus infinitos atributos infinitos, mas não sabemos "como" Deus é.

  5. A PERGUNTA PELO "SIGNIFICADO"
  6. Ao se fazer a pergunta pelo significado, através daquela pergunta interrogativa, o filósofo provoca uma fratura, uma crise no aparente equilíbrio existente no mundo do homem natural. Ao procurar conhecer o mundo pelo pensamento o filósofo irá modelar o mundo, enquadrando-o num modelo que tem um método e critérios até formar um completo sistema fechado, i e, um conjunto ordenado de conhecimentos do mundo. É o mundo na cabeça de um só homem! Surge, então, o método.

  7. O MÉTODO
  8. O Q É O MÉTODO?

    R= A palavra método vem do grego "méthodos" que, desdobrada, dá "metá", que significa "no meio de"; "entre", acrescida de "odós, -ou, é", que significa "via"; "caminho"; "pista’; "rota", logo, método significa "no meio do caminho"; "no caminho", ou, simplesmente, "caminho". É o caminho racional para o conhecimento, seguindo um percurso fixado pelos critérios.

    Sendo assim, cada Filosofia tem o seu próprio método, o seu próprio caminho para chegar à verdade. O método, então, é também condição de possibilidade do conhecimento.

  9. A VOCAÇÃO DE SER FILÓSOFO
  10. Ora, se a Filosofia é a atividade do pensamento que se pensa a si mesmo para conhecer; e se todo homem, por natureza, tem o desejo de conhecer; e se todo homem, por natureza, é um ser pensante; então podemos concluir deste silogismo simples que todo homem se torna um fílósofo quando pensa segundo os padrões críticos-especulativos-reflexivos.

  11. A FILOSOFIA ESPÍRITA
  12. E A DOUTRINA ESPÍRITA? ELA É UMA FILOSOFIA? ELA REÚNE EM SI AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA VIR A SER UMA FILOSOFIA?

    R= Os Espíritos responderam que sim (LE/INTRODUÇÃO, XVII, #2 e 4 e LE/CONCLUSÃO, VI, #1). NÃO É CURIOSO ISTO, ELES TEREM DITO QUE O ESPIRITISMO É UMA FILOSOFIA NA INTRODUÇÃO E NA CONCLUSÃO DO SEU PRINCIPAL LIVRO, O LIVRO DOS ESPÍRITOS? E PORQUE A DOUTRINA ESPÍRITA É UMA FILOSOFIA?

    R= Porque diz respeito às manifestações inteligentes da razão; porque preenche a lacuna racional-religiosa entre o homem e Deus (lacuna de conhecimento que medeia entre o homem e o seu criador); e por causa do apelo que dirige à razão, ao bom senso. E O QUE MAIS PODERÍAMOS DIZER EM AUXÍLIO DA DOUTRINA ESPÍRITA SER UMA FILOSOFIA?

    R= Porque, como uma Filosofia, ela busca conhecer a origem de todas as coisas, conforme as P.1 ("QUE É DEUS?"); P.2 ("QUE SE DEVE ENTENDER POR INFINITO?"); P.10 ("PODE O HOMEM CONHECER A NATUREZA ÍNTIMA DE DEUS?"); P.17 ("É DADO AO HOMEM CONHECER O PRINCÍPIO DAS COISAS?"); P.22-a ("QUE É A MATÉRIA?"); P.23 ("QUE É O ESPÍRITO?"); P.35 ("O UNIVERSO É INFINITO OU FINITO?"); P.36 ["O VÁCUO (NADA) EXISTE?"); P.38 ("COMO DEUS CRIOU O UNIVERSO?"); etc... São todas elas perguntas pela "origem", pelo "quê", pelo ‘como", pelo ‘quando’, pelo ‘porquê", etc., são todas, portanto, perguntas de natureza filosófica e nenhuma outra disciplina cuida delas, só a Filosofia – só interessam à Filosofia porque lhes são pertinentes, i e, são do seu âmbito. As perguntas do Livro dos Espíritos são perguntas sobre todas as coisas e, neste sentido, suas respostas nos ensinam todas as coisas: não é à-toa que o Livro dos Espíritos tem acima e antes dele o título primeiro de FILOSOFIA ESPIRITUALISTA. JÁ REPARARAM NISTO? A DOUTRINA ESPÍRITA se realiza plenamente como uma Filosofia por causa destas características que são comuns à Filosofia.

    Todavia, aonde a Filosofia pára a DOUTRINA ESPÍRITA continua, pois ela nos apresenta uma finalidade teológica-religiosa para tudo o que existe, realizando, também plenamente, o "Consolador Prometido", conforme anunciado em Jo 14:26: "...; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito". HÁ ALGUMA OUTRA DOUTRINA NO MUNDO QUE NOS ENSINE TODAS AS COISAS?

    R= Não; então a DOUTRINA ESPÍRITA exibe em si aquelas duas características do "Consolador Prometido": a de nos "ensinar todas as coisas" e a de nos "fazer lembrar de tudo o q JESUS nos tem dito".

    Portanto a DOUTRINA ESPÍRITA se caracteriza pelo ensino, pela instrução de todas as coisas, o que a obriga a se ligar com todas as regiões do conhecimento, desde o que é Deus – passando pelo par formador do conjunto espírito-matéria anunciado por DESCARTES, que se coloca assim como sendo o primeiro a promover essa problemática; pela Física; pela Química; pela Biologia; pela Cosmogonia; pelo Naturalismo; etc... –, indo até aos milagres, entrando, portanto, na região da Teofania. E HÁ ALGO MAIS QUE A CARACTERIZE COMO SENDO UMA FILOSOFIA?

    R= Sim, há no Evangelho Segundo o Espiritismo, logo na sua INTRODUÇÃO, na 4ª Parte, um "RESUMO DA DOUTRINA DOS FILÓSOFOS SÓCRATES E PLATÃO", onde a DOUTRINA ESPÍRITA busca agregar a si vinte e uma das suas conclusões filosóficas e chegando mesmo a chamá-los de "Precursores da idéia cristã e do Espiritismo" (todavia os Espíritos não nos explicaram como SÓCRATES e PLATÃO chegaram àquelas conclusões, o que só poderá ser conhecido do leitor se ele fizer um curso específico sobre aqueles filósofos; porém não podemos deixar de notar que os Espíritos estão nos remetendo às filosofias de ambos).

  13. CONVITE À FILOSOFIA ESPÍRITA

É por isto tudo, e muito mais que não foi dito, que faço este convite a vocês, meus irmãos: venham! Venham estudar a DOUTRINA ESPÍRITA iluminada pela luz da Filosofia, pois, após os cursos regulares do Centro Espírita, AONDE O "APRENDIZ DO EVANGELHO" CONTINUARÁ OS SEUS ESTUDOS EM SALA DE AULA? EM ANDRÉ LUIZ? Mas se o próprio ANDRÉ LUIZ foi estudar filosofia! Senão, vejamos:

No seu livro "No Mundo Maior", lá pela página cinqüenta e um, encontramos uma referência profunda/te filosófica do Instrutor CALDERARO: "... se existe a química fisiológica, temos também a química espiritual, ... existindo extrema dificuldade em definir-lhes os pontos de ação independente. Quase impossível é determinar-lhes a fronteira divisória, porquanto o espírito mais sábio não se animaria a localizar, com afirmações dogmáticas, o ponto onde termina a matéria e começa o espírito". Ora, a questão filosófica embutida neste texto é a seguinte: SE EXISTEM ESPÍRITO E MATÉRIA E SE ELES SÃO DIFERENTES E OPOSTOS ENTRE SI (P.27/LE), ENTÃO COMO É QUE NÃO SE SABE QUANDO TERMINA UM E COMEÇA A OUTRA?

Se vocês não sabem respondê-la, então eu lhes convido: venham, vocês todos que amam o pensamento, para a única alternativa ao conhecimento espírita, pois é ela a extensão de todos os seus cursos: a Filosofia Espírita, disciplina que se iniciará no próximo sábado, no CENTRO ESPÍRITA ISMAEL! A Filosofia Espírita os espera, futuros filósofos!

Pela atenção de todos, obrigado.

Graças a Deus.

São Paulo, 17 de março de 2.002.

JOEL F. DE SOUZA

Palestra Realizada no Centro Espírita Ismael em 17/03/2002.

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