Palestras, Seminários e Simpósios
- Comemoração dos 50 Anos de Fundação do CEI -

DIA 15/01/2012: SEMINÁRIO

Mediunidade e Obsessão, por Suely Caldas Schubert

Abrindo as comemorações dos anos do Centro Espírita Ismael, que acontecerá em 19 de agosto, tivemos a honra de receber a visita da escritora e pesquisadora espírita SUELY CALDAS SCHUBERT. A palestra sobre "Mediunidade e Obsessão" aconteceu das 09h00 às 12h00, com uma platéia de 203 trabalhadores da casa e convidados – que ocuparam dois auditórios/salões, um deles com transmissão simultânea via telão.

A palestrante trouxe importantes informações a respeito da obsessão, suas causas, consequências e tratamento – desobsessão, e quais as condições que são necessárias para que ela se efetive de forma eficiente. Demonstrou a importância da participação do obsedado na sua cura e também a importância do Centro Espírita e da forma como suas atividades são desenvolvidas para a assepsia espiritual dos seus frequentadores, ressaltando a responsabilidade dos trabalhadores pelos resultados alcançados. Após a exposição e as perguntas da platéia, de praxe, foram sorteados entre os presentes livros e DVD de autoria da palestrante e duas obras de pintura mediúnica produzidas por médiuns da Casa.

Assista ao Vídeo

Dia 26/02/2012: Palestra

"Cura e Libertação", por José Carlos De Lucca

Após o costumeiro café da manhã, carinhosamente preparado pelo Departamento de Assistência Social do Centro Espírita Ismael, foi surpreendente ver o olhar de mais de 300 pessoas no domingo passado (26/02), a partir das 8 horas da manhã. A expectativa era muito grande. O calor era intenso e Sol que já ia alto às 9 horas, quando teve início a palestra no salão nº 25 (primeiro andar) e no salão nº 1 (térreo), simultaneamente através de transmissão via telão, a voz do palestrante JOSÉ CARLOS DE LUCCA. Ali estava ele, que veio nos brindar com esclarecimentos sobre o tema: "Cura e Libertação" -- tema extraído de seu livro mais recente.

Nossos salões que comportariam aproximadamente 280 pessoas, tiveram que ser ampliados para abrigar tanta gente. Eram corações que esperavam receber uma palavra de conforto e mentes que queriam uma ideia de esclarecimento, e tudo isso bem ofertado pelo palestrante com muito bom humor – até, no final, cantando Adoniram Barbosa e fazendo os presentes participarem com a música "Dar a Volta Por Cima". Foram cerca de 60 minutos de palavras esclarecedoras aos presentes, e após, aos interessados, foram autografados os livros e DVDs de autoria do expositor. A fila de autógrafos chegou a ter aproximadamente 100 pessoas, que aguardavam pacientemente a vez. (Veja detalhes da palestra e flagrantes diversos do evento em fotos que estão sendo publicadas, desde domingo, no Facebook - login: Centro Espirita Ismael)

Dia 14/04/2012: Seminário

TEMA CENTRAL: Formação do Centro Espirita Ismael

"Uma Semente Foi Lançada" por Terezinha Sgulmar (Vice-Presidente do Centro Espírita Ismael e Diretora do Departamento Espiritual)

Foi uma noite inesquecível. A vice-presidente do Centro Espírita Ismael,Terezinha Sgulmar, fez colocações importantes sobre as responsabilidades e o funcionamento do Centro Espírita, inclusive com referências ao livro "Dimensões Espirituais do Centro Espírita", de autoria de Suely Caldas Schubert. Neste livro, a autora demonstra, com base em extensa e rica bibliografia, que o Centro Espírita não é apenas uma construção física, adequada às necessidades de natureza educativa, mas é, sobretudo, "uma edificação espiritual, cujas bases devem estar fincadas na rocha da Espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas". E um fato muito importante foi a revelação de "croquis" de planta baixa de uma colônia espiritual desenvolvida antes mesmo da fundação do Centro Espírita Ismael – veja mais detalhes/fotos no http://www.facebook.com.br/centroespiritaismael

Comunicação de Um Emissário de Ismael, por João Zilio Grillo (Co-Fundador do Centro Espírita Ismael)

Em seguida, tivemos a palestra-depoimento de João Zilio Grillo que é sócio fundador do Centro Espírita Ismael, que teve uma participação significativa na fase inicial de nossa Casa. Ele foi por muitos anos o tesoureiro principal e com participação ativa em todos os departamentos. O seu irmão Antonio Grillo foi um dos presidentes de nossa Casa, tendo também quase toda a família envolvida nos trabalhos. Em seu depoimento, João Zilio Grillo lembrou das passagens de vários presidentes e trabalhadores. Ele lembrou também as dificuldades da época, inclusive a situação financeira de nosso Centro Espírita e como foi adquirida o imóvel onde está a nossa sede. E mostrou uma passagem importante da primeira reunião mediúnica e a mensagem do mentor para as responsabilidades do Centro Espírita Ismael.

A Terra Boa, por José Antenor Gomes Filho (Ex-Presidente do Centro Espírita Ismael)

E fechando a noite de grandes lembranças, o nosso companheiro José Antenor Gomes Filho – que foi quatro vezes presidente de nossa Casa Espírita, nos anos de 1982/1985, 1985/1988, 2000/2003 e 2003/2006 – lembrou outros fatos e como desenvolvemos os trabalhos na Casa. Gomes fez também lembranças como foi adquirido o imóvel de nossa sede, como foram as construções dos prédios da sede e Assistência Social, a compra do terreno e a construção da unidade II/Cursos e referências a muitos trabalhadores e famílias que passaram pelo nosso Centro Espírita. Com muitas fotos históricas ilustrou essas fases. Não esqueceu dos eventos e das atividades do pessoal da Mocidade, com as gincanas e as peças de teatro.

Todos esses acontecimentos mostram a importância e a responsabilidade de centenas de trabalhadores, que dedicam horas de seus dias para a doação de muito amor aos que frequentam a nossa Casa Espírita. E estamos no ano do Cinquentenário do Centro Espírita Ismael, que se traduz em muita alegria e muitas vibrações a todos. (Publicamos um álbum com 64 fotos selecionadas das palestras-depoimentos e dos croquis da cidade espiritual Ismael – acesse http://www.facebook.com/centroespiritaismael.

Assista ao vídeo destas três exposições.

Dia 15/04/2012: Seminário

TEMA CENTRAL: Nascer, Morrer, Renascer Ainda e Progredir Sempre - Tal é a Lei

Este seminário foi realizado pela USE/Tucuruvi nas dependências do Centro Espírita Ismael.

Tadeu Artur Cavedem, da cidade de Itu, tratou das “Chegadas e Partidas”, explicando-nos pormenorizadamente, sob a ótica espírita, as frases da letra da música de Milton Nascimento, intitulada “Encontros e Despedidas”. Passou-nos a ideia de que devemos viver intensamente cada “encontro” de nossas vidas, pois não sabemos o momento que iremos nos “despedir” de nossos entes queridos.

Cláudia Mandato Gelernter, da cidade de Vinhedo, discorreu sobre “Precisamos Falar sobre a Morte”, em que procurou desmistificar o tema “morte”, orientando-nos sobre a educação para a morte, inclusive, começando pelas crianças, que nas sociedades modernas tem a morte interditada.



Vânia Mugnato de Vasconcelos, da cidade de Jundiaí, abordou o tema “Reencarnação é Lei, não Castigo”, explicando-nos a diferença entre prova, expiação e missão. Ressaltou, também, a necessidade de usarmos os recursos da fé raciocinada, para bem compreendermos os fundamentos doutrinários espíritas.


Assista ao Vídeo das três Palestras

Dia 24/06/2012: Seminário

Ismael Batista Silva, substituindo Agnaldo Paviani, desenvolveu o tema "Perfil do Trabalhador Espírita para o 3.º Milênio". Na ocasião, falou-nos de Espiritismo e motivação, pois sem empenho e dedicação os Centros Espíritas podem soçobrar.






Vídeo: Perfil do Trabalhador Espírita para o 3.º Milênio [Seminário]

Dia 22/07/2012: Seminário

O Dr. Sidney Federmann, médico-nutrólogo e oncologista, em sua palestra realizada no CENTRO ESPÍRITA ISMAEL, no domingo (22/07), passou-nos importantes orientações e ensinamentos sobre NUTRIÇÃO, ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS FÍSICOS, EXPOSIÇÃO AO SOL e consequente melhoria de nossa saúde física e também a prevenção e até cura de muitas doenças consideradas incuráveis. E não devemos cuidar somente da Reforma Íntima e dos princípios da Doutrina Espírita, sendo necessário cuidar também do corpo físico.

Vídeo: Alimentação e Doenças Crônicas [Seminário]

Dia 19/08/2012: Festividade de Aniversário

José Medrado desenvolvendo o seu tema a respeito dos 50 anos do Centro Espírita Ismael
Paula Zamp abrilhantando as festividades de 50 anos do CEI

Vídeo: Aniversário do C.E.I. (50 Anos: Toda a festividade) [19/08/2012] (3h20min)

Dia 23/09/2012: SEMINÁRIO

Nesse domingo, das 9 às 12 horas, o confrade baianoPEDRO CAMILO, visitou-nos e nos brindou com o seminário sobre  "A Vida e Obra de Yvonne A. Pereira", da qual é um grande estudioso e pesquisador, além de ter livros no mesmo foco.











Dia 21/10/2012: 24º Simpósio do CEI

TEMA CENTRAL: ESPIRITISMO NO BRASIL E MEIO SÉCULO DE NOSSA CASA ESPÍRITA

Marcelo Stanczyk, com o tema "Chico Xavier e suas Obras"
Heloísa Pires, com o tema "Herculano Pires e suas Obras"
Miguel de Jesus Sardano, com o tema "Divaldo Franco e suas Obras"
Sérgio Biagi Gregório, com o tema "Breve Histórico do Centro Espírita Ismael"

Dia 11/11/2012: Seminário

TEMA CENTRAL: TRANSTORNOS MENTAIS E A ESPIRITUALIDADE

Dr. Francisco Toro (psicólogo), com o tema "As Causas dos Transtornos Mentais sob o Enfoque da Doutrina Espírita".
Dr. Franklin Antonio Ribeiro (psiquiatra), com o tema "O Tratamento dos Transtornos Mentais à Luz da Ciência e da Doutrina Espírita".
Dr. Mário Mas (psicólogo), com o tema "O Comportamento e a Prevenção de Transtornos Mentais;
Prof. Oswaldo Galvão Filho (terapeuta e cromoterapeuta), com o tema "Visão Holística da Saúde Mental".

Dia 09/12/2012: CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO

Palestra de João Lourenço Navajas, com o tema "Evangelho - A Alegria de Servir"
DaNNilu, contratenor, abrilhantando a nossa confraternização.

Copyright © 2010: Centro Espírita Ismael
Av. Henri Janor, 141 São Paulo, Capital