Livros Espíritas

Dicas sobre livros Espíritas
Dez melhores livros publicados

Dicas sobre Livros Espíritas

1. AS OBRAS BÁSICAS DE ALLAN KARDEC

1.1. O Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857)

Com 1019 perguntas e respostas e alguns desdobramentos, contém os Princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos, e suas relações com os homens, a leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec).

1.2. O Livro dos Médiuns (1861)

Com o subtítulo de Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores, contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. São abordados, também, o papel dos médiuns nas comunicações, os lugares mal-assombrados, a formação dos médiuns, as fascinações, as obsessões e as subjugações, mostrando o meio de combatê-las.

1.3. O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)

Dividido em 28 capítulos, contém a explicação das máximas morais de Cristo, sua concordância com o Espiritismo  e sua aplicação às diversas posições da vida. A regra áurea do livro: "Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da Humanidade".

1.4. O Céu e o Inferno (1865)

Ou a Justiça Divina, Segundo o Espiritismo, é um repositório de ensinamentos, altamente rico de detalhes. Contém o exame comparado das Doutrinas sobre a transição da vida corporal para a vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre algumas formas de pena para os Espíritos culposos etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

1.5. A Gênese (1868)

Com o subtítulo Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo, foi dividido em 4 partes, nos seus 18 capítulos.
Na primeira parte, trata dos caracteres da Revelação Espírita, a existência de Deus e sua natureza divina, a origem do bem e do mal.
Na segunda parte, que vai do capítulo 4 ao 12, há um exame do papel da Ciência na Gênese. Inclui, também, noções da gênese orgânica e da gênese espiritual.
Na terceira parte, estuda os milagres do Evangelho segundo o ensinamento dos Espíritos. Aí, inclui estudo profundo sobre os fluidos, sua natureza e propriedade, formação e propriedades do Perispírito, aparições, curas etc.
Na quarta parte, as Predições, são explicados o papel dos profetas na predição do futuro, os sinais precursores dos tempos e a nova geração, onde mostra que o final do ciclo cósmico da Terra, nada tem de milagroso ou sobrenatural, mas tudo decorre das leis naturais.

2. OBRAS COMPLEMENTARES DE ALLAN KARDEC

2.1. Obras Póstumas (1890)

Composta pelos amigos de Kardec, que reúnem seus derradeiros escritos e anotações íntimas. Apresenta a profissão de fé espírita racional de Kardec, trazendo, em seu conjunto uma ampla "autobiografia" do mestre de Lyon, o Codificador da Doutrina Espírita. Verifica-se no livro a preocupação de Kardec quanto ao futuro do Espiritismo, sua organização e complementação, especialmente, quando ele se propõe a organizar a Constituição do Espiritismo.

2.2. Revista Espírita (1858 - 1869)

É um jornal de estudos psicológicos, em fascículos mensais, redigidos e publicados pelo próprio Kardec. A coleção consta de 12 volumes, resultantes de onze anos e quatro meses de trabalho intensivo. Ela mostra toda a história do Espiritismo, em seu processo de desenvolvimento e propagação.
De modo geral, a Revista Espírita contém:
a) relato de manifestações físicas e inteligentes de Espíritos, tais como, aparições, ruídos, batidas, materializações, evocações e todas as notícias do Espiritismo, que Kardec resolveu publicar, esclarecendo o público.
b) o ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e invisível, sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e seu futuro etc.
c) a história do Espiritismo, suas relações com outras ciências, com o magnetismo, com o sonambulismo, a explicação de lendas, crenças populares, mitologia etc.

2.3. O Que É o Espiritismo (1859)

Com o subtítulo Noções Elementares do Mundo Invisível, pelas Manifestações dos Espíritos, contém um resumo dos princípios da Doutrina Espírita e resposta às principais objeções que podem ser apresentadas.

2.4. Viagem Espírita em 1862 (1862)

Anotações dos discursos e instruções particulares dadas aos diversos grupos espíritas durante o período de suas viagens.

2.5. A Obsessão (    )

Descrição de vários casos de obsessão: O Espírito batedor de Bergzabern, o falso padre Ambroise, o Espírito batedor de Dibbelsdorf etc. Inclui ainda a superstição, o processo para afastar maus Espíritos, a maneira de como se livrar dos Espíritos barulhentos etc.

 

Os Dez Melhores Livros Espíritas
Publicados no Século XX

Pesquisa realizada pelo Conselho Editorial das Organizações Candeia entre estudiosos do Espiritismo, dentre eles inúmeros escritores, alguns dirigentes e todos os presidentes das Federações e Órgãos Estaduais.

Vários autores consagrados se destacaram na pesquisa com diversas citações. É o caso de Arthur Conan Doyle, Carlos Imbassahy, Carlos Toledo Rizzini, César Lombroso, Deolindo Amorim, Divaldo P. Franco, Dora Incontri, Ernesto Bozzano, Francisco Thiesen, Gabriel Dellane, Dr. Jorge Andréa, Hermínio C. Miranda, Dr. Hernani G. Andrade, Ney Lobo, Pedro Granja e Waldo Vieira.

OS DEZ MELHORES DO SÉCULO

Nosso Lar              		F.C.Xavier/André Luiz 
Paulo e Estevão        		F.C.Xavier/Emmanuel 
Parnaso de Além-Túmulo 		F.C.Xavier/Espíritos Diversos 
O Problema do Ser, do Destino
e da Dor 			Léon Denis 
Memórias de Um Suícida 		Yvonne A Pereira/Camilo Castelo Branco 
A Caminho da Luz 		F.C.Xavier/Emmanuel 
O Espírito e o Tempo 		José Herculano Pires 
Há 2000 Anos...			F.C.Xavier/Emmanuel 
Evolução em Dois Mundos		F.C.Xavier/André Luiz 
Missionários da Luz 		F.C.Xavier/André Luiz

Fonte: http://www.omensageiro.com.br/artigos/artigo-14.htm

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Copyright © 2010: Centro Espírita Ismael
Blog Facebook Twitter