Centros de Força, por Sérgio Biagi Gregório
Centros de Força, por Freddy Brandi
Sérgio Biagi Gregório
DEFINIÇÃO DE CENTROS DE FORÇA: são os receptores e transmissores de energia cósmica e espiritual; alimentadores do metabolismo perispiritual (1).
CORPO ESPIRITUAL: os Espíritos, mesmo no plano dos desencarnados, possuem corpo: perispírito, segundo Kardec, também chamado corpo espiritual, segundo André Luiz. Nesse corpo estruturam-se os meios pelos quais o Espírito se exprime, por evolução, segundo o grau de desenvolvimento alcançado. A atividade, a acomodação, as experiências vividas, o conhecimento que gradualmente alcança são os elementos que, segundo leis naturais, desenvolvem “todo o equipamento de recursos automáticos que governam bilhões de entidades microscópicas, a serviço da inteligência” (2).
CENTRO CORONÁRIO: localiza-se na região central do cérebro e rege a atividade funcional dos órgãos. Assimila os estímulos do Plano Superior, orienta a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma encarnada ou desencarnada. Supervisiona ainda os outros centros, todos interligados a ele e entre si. Temos, particularmente, no centro coronário o ponto de interação entre as forças determinantes do Espírito e as forças fisiopsicossomáticas organizadas (2).
CENTROS SECUNDÁRIOS:
CEREBRAL - contíguo ao coronário, governa o córtice encefálico na sustentação dos sentidos, a atividade das glândulas endócrinas e do sistema nervoso;
LARÍNGEO - controla a respiração e a fonação;
CARDÍACO - dirige a emotividade e as forças de base;
ESPLÊNICO - para as atividades do sistema hepático;
GÁSTRICO - para a digestão e a absorção de alimentos;
GENÉSICO - guia a modelagem de novas formas ou o estabelecimento de estímulos criadores, com vistas ao trabalho, à associação e à realização entre as almas (2).
CENTROS VITAIS E CÉLULAS: os centros vitais são fulcros energéticos que, sob a direção automática da alma, imprimem às células a especialização extrema, que possibilita ao homem possuir um corpo denso (2).
A EPÍFISE: segundo a medicina terrestre, circunscrevem-se suas atribuições ao controle sexual no período infantil, até que as rodas da experiência sexual possam desligar com regularidade, pelos caminhos da vida humana. Depois, decresce em força, relaxa-se, quase desaparece, para que as glândulas genitais sucedam-na no campo de energia plena. Segundo o assistente Alexandre, no livro Missionários da Luz (cap. III), o que representa controle é fonte criadora e válvula de escapamento; enquanto as glândulas genitais segregam os hormônios do sexo, a glândula pineal segrega “hormônios psíquicos”. Ela conserva ascendência em todo o sistema endocrínico (3).
(1) Armond, E. Desenvolvimento Mediúnico Prático.
(2) Luiz, A. Evolução em Dois Mundos, cap. II.
(3) Luiz, A. Missionários da Luz, cap. III.
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Freddy Brandi
1. O CORPO HUMANO
Células
A Maioria dos seres vivos tem o corpo formado por células de vários tipos
Redondas – Sangue
Fusiformes – Tecidos musculares
Cilíndricas – Epiderme
Cúbicas – Ossos
Estreladas – Sistema nervoso
O Corpo Humano
O Corpo Humano é um ser vivo. Formados pela união de elementos chamados células, que se reúnem para formar tecidos, órgãos etc.
Um conjunto de órgãos que executa o mesmo tipo de trabalho constitui um Sistema ou um Aparelho.
Nosso Sistema ou Aparelho
Respiratório
Digestivo
Circulatório
Nervoso
Endócrino
Sistema Respiratório
Fossas nasais, Faringe, Laringe, Traquéia e Brônquios e os Pulmões.
Sistema Digestivo
Glândulas Salivares, Boca, Faringe, Esôfago, Fígado, Pâncreas, e Intestinos.
Sistema Circulatório
Coração, vasos sanguíneos e artérias
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é formado por órgãos que são constituídos por tecido nervoso.
Corpo celular: Que contém o núcleo da célula
Dentritos: Prolongamento que partem do corpo celular
Axônio: Prolongamento único e comprido da célula.
Sistema Endócrino
È Constituído pela Glândula que produz hormônio, substância que comandam várias funções do nosso organismo.
Supras Renais: Produz adrenalina atua nos vasos sanguíneos e sobre o batimento do coração.
Hipófese: Na base do crânio, regula o crescimento da pessoa (influi nas glândulas sexuais e tireóide)
Tireóide: Influi na atitude das pessoas (calmas ou Agitadas)
Paratireóides: Influi no aproveitamento do cálcio pelo organismo.
Pâncreas: Produz suco pancreático e insulina (facilita o consumo de açúcar)
Gônadas: Glândulas sexuais testículos nos homens e os ovários nas mulheres.
Epífise: Também conhecida como Pineal, sua função é controle da sexualidade no período infantil; fica localizada no mesencefálico e é considerada a sede da alma.
2. CENTROS DE FORÇA
O fato do corpo físico constituir o reflexo do corpo espiritual vem, por sua vez, retratar em si o corpo mental que lhe preside a alma.
Do ponto de vista de sua constituição e função, o perispírito é o veículo por excelência para o trabalho na esfera espiritual após a morte. "Com sua estrutura eletromagnética algo modificada no que tange aos fenômenos Genésicos e Nutritivos de acordo com as aquisições da mente".
Em Evolução em Dois Mundos "André Luiz" fala... é nesse santuário vivo de formação sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente porosa e plástica, em cuja tessintura as células noutra faixa vibratória, á face do sistema de permuta viceralmente renovado se distribuem mais ou menos á feição das partículas colóides, com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço, segundo a sua condição específica e apresentando estados morfológicos, conforme o campo mental a que se ajustem em que a criatura continua a sua jornada evolutiva nos domínios da experiência.
Nesse santuário, o espírito possue todo o equipamento de recursos automáticos que governam bilhões de entidades micro-cópias a serviço da inteligência nos círculos de ação, como recursos adquiridos vagarosamente podem ser, em milênios e milênios de esforço e recapitulação nos diferentes setores da evolução da alma.
O Perispírito
O Perispírito rege á atividade funcional dos órgãos relacionados pela fisiologia terrena, através dos Centros de Força, que são os Fulcros Energéticos, ou Plexos que sob a direção automática da alma, imprimem nas células á especialização.
Plexos
Quer dizer enlaçamento, entrelaçamento de muitas ramificações de nervos ou filetes musculares e vasculares.
Entre o céu e a terra
André Luiz cap. XX; diz que o psicossoma esta intimamente regido por sete centros de força, que se conjugam nas ramificações dos Plexos e Vibrando em sintonia uns com os outros, ao influxo do poder diretriz da mente, estabelecem um veículo de células elétricas como um campo eletromagnético, no qual o pensamento vibra em circuito fechado.
O crescimento do influxo mental está na medida da experiência adquirida e arquivada pelo próprio espírito.
Pensamentos viciados implicam em desarmonias nos centros de força e conseqüentemente no corpo físico.
Centros de Força, Plexos ou Fulcros Energéticos.
São Receptores e transmissores de energia cósmica e espiritual, alimentadores do metabolismo perispiritual.
Plexos ou Centros Vitais
São conjuntos e aglomerados de nervos, gânglios do sistema nervoso vago simpático, regulados da vida vegetativa do corpo físico.Regem o funcionamento dos órgãos do corpo humano, entrelaçam mutuamente e estão localizados no perispírito.
Pontos de Sensibilidade
São locais do corpo físico onde o médium tem maior sensibilidade, por exemplo; cabeça, mãos, braços, etc.
Os Centros de Força
Coronário
Frontal ou Cerebral
Laríngeo
Cardíaco
Esplênico ou Mesentérico
Gástrico
Genésico
Básico ou Genésico
Suas Funções
Coronário
È o mais significativo pelo seu alto potencial de radiações, pois é nele que assenta a ligação com a mente, sede da consciência. Esse centro recebe em primeiro lugar os estímulos do espírito comandando os demais centros de força, dele emanam as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões.
Sendo responsável pela alimentação das células do pensamento e o provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis á estabilidade orgânica."Centro que assimila os estímulos do plano superior e orienta a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma encarnada ou desencarnada".
Supervisiona ainda os outros centros vitais que lhe obedecem ao impulso, procedente do espírito.
Possui as cores Violeta, Lilás e Dourada e gira com 960 pétalas voltadas de fora para dentro.
Frontal ou Cerebral
Continuo ao Coronário, localizado na região frontal, entre as sobrancelhas, ordena percepções que na vestimenta carnal, constituem a visão, a audição, o tato e a vasta rede de processos da inteligência que diz respeito á palavra, cultura, artes, e ao saber.
Regula as glândulas endócrinas, administrando o sistema nervoso.
Possuem as cores Rosa e Amarelo e gira com 96 pétalas, e são mais desenvolvidas nos médiuns videntes ou clarividentes.
Laríngeo
Localizado na região da garganta, preside os fenômenos vocais, inclusive as atividades do timo, tiróide e das paratireóides; possui cores Azuis e Prata gira com 16 pétalas e atua sobre a comunicação e seus respectivos órgãos, pulmão, nariz, boca, são mais desenvolvidos nos médiuns psicofônicos.
Cardíaco
Localizado na região do coração, regula as emoções e os sentimentos e sustenta a circulação sangüínea possue a cor Amarela, Dourado e gira com 12 pétalas.
Esplênico
Esta localizado no baço regula a distribuição e a circulação adequada aos recursos vitais em todos os caminhos do corpo (produção de sangue) possue as cores Amarelo, Roxo e Verde e gira em 6 pétalas (regula a vida sexual desregrada).
Gástrico ou Solar
Localizado na região do estômago é responsável pela penetração de alimentos e fluidos na organização física; regula a digestão e absorção dos alimentos, possue as cores Roxa e Verde gira com 10 pétalas, coordena as emoções, medo raiva, entusiasmo, impulso de poder.
Genésico/Genético ou Hipogástrico
Localizado no baixo ventre é aonde se localiza o santuário do sexo, como templo modelador das formas e estímulos, responsável pela guia e modelagem das formas entre os homens possui as cores Roxo e Laranja e gira com 4 pétalas.