Planejamento na Casa Espírita

O colaborador responsável é aquele que está atento às atividades que lhe são confiadas, procurando realizá-las dentro do prazo preestabelecido.

Mas o que significa Planejar? Planejar é elaborar um plano de ação, isto é, fixar um objetivo e definir os meios mais eficazes para atingi-lo.

O planejamento numa Casa Espírita pressupõe um calendário (datas pré-fixadas) das diversas atividades, de modo que um evento não interfira na realização do outro, diminuindo a intensidade deste.

Nesse sentido, fala-se de um Planejamento Geral, atribuição da Diretoria Executiva, e de um Planejamento Específico, dos departamentos. O menor, ou seja, o Planejamento dos Departamentos não deve suplantar o da Diretoria Executiva.

Geralmente, quando não estabelecemos prioridades e posterioridades, corremos o risco de gastar mais energia física e mental do que o necessário.

gasto de energiaObserve o gráfico:

Explicação:

1) A linha azul mostra que, se tudo for feito dentro do que foi planejado, ou seja, obedecendo os prazos, nosso dispêndio de energia física e mental processa-se de forma constante e suave.

2) A linha vermelha representa a nossa negligência, ou seja, o hábito de deixar tudo para o último dia. O que acontece? Temos de correr, realizamos um trabalho qualitativamente inferior e ainda adquirimos o estresse.

Fonte: MANUAL RODSE

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Copyright © 2010: Centro Espírita Ismael
Av. Henri Janor, 141 São Paulo, Capital